quinta-feira, 18 de abril de 2013

Silverstone 2013 - Audi 1 - 0 Toyota

Foi no passado fim de semana que arrancou mais um campeonato mundial de endurance - W.E.C.. A primeira prova disputada em terras de Sua Majestade trouxe muitas novidades, quer a nível dos concorrentes, quer a nível da organização.

Começando pela última, e logo no inicio (confuso, hein?) o formato da qualificação foi alterado. Assim o tempo que conta para o posicionamento na grelha de partida consiste em que cada carro deve apresentar dois pilotos na qualificação e cada um dos pilotos deve cumprir duas voltas cronometradas. No final, o tempo de qualificação será o tempo médio das quatro melhores voltas válidas (duas por piloto, recorde-se). Confuso? Sim. Nem a própria FIA através do seu site conseguiu dar um live feed do evento. Acho que nem o sistema de cronometragem. Já agora um muito obrigado ao Hugo Ribeiro do Le Mans Portugal pela ajuda. Não só se tornou confuso, como perigoso na opinião de alguns pilotos. Afinal têm de dar o seu melhor em duas voltas com muito tráfego na pista.

Acrescente-se agora uma meteorologia incerta... Estão a ver o filme certo?


Novas entradas e entradas renovadas

A Aston Martin protagonizou o regresso mais estrondoso de este ano. Numa corrida disputada quase taco a taco relembraram-se outros tempos em que as 3 principais marcas de GTs eram protagonistas (Porsche, Ferrari e Aston Martin). A equipa oficial assegurou o primeiro e terceiro posto final da categoria LMGTE Pro, bem como o 1º lugar da categoria LMGTE Am. O novo Aston Martin Vantage V8 mostrou voltar com ganas de ganhar, mas a concorrência não vendeu fácil esta vitória.


Na categoria dos reis da festa

Na categoria LMP1 a Audi mostrou o seu Audi e-tron quattro v2013. É possível ver muitos dos melhoramentos aerodinâmicos (dizem as más línguas que algumas copiadas da Toyota), mas as verdadeiras alterações estão debaixo da roupagem prateada. Foram essas mesmas alterações, que levaram vitória final, que levaram também a um total domínio dos acontecimentos.


Do Império do Sol Nascente veio uma armada que apesar de conseguir a pole position, não conseguiu ir para além das 3ª e 4ª posições finais. A meteorologia traiçoeira ajudou na qualificação, mas aliada a uma escolha de pneus errada foi a motivadora de um resultado menos justo em relação aos Audi. Relembre-se a bem da verdade que a Toyota apenas mostrou a roupa nova. Isto é, a aerodinâmica é a versão 2013 (para circuitos que exijam mais downforce), mas a mecânica ainda é de 2012. A versão completa de 2013 tem estreia Spa a 4 de Maio, sendo a prova belga o derradeiro ensaio para Le Mans.


Nota final para a Rebellion Racing que venceu a categoria LMP1 para equipas privadas, depois de obter a 2ª volta mais rápida da qualificação (não isto não dá necessáriamente um segundo lugar na grelha...) O Lola B12/60 Coupé - Toyota de Nic Heidfeld ficou assim em 6º da geral a 4 voltas do líder.


Enquanto se aguarda pela segunda prova deste campeonato, fica o resumo oficial de Silverstone.



Recomendo desde já aos mais aficcionados da disciplina um saltinho ao melhor site sobre endurance escrito na lingua de Camões. Conteúdos super actualizados e um staff 5 estrelas. Vale a pena conhecer o Le Mans Portugal.

2 comentários:

  1. Mais perigoso que os pilotos terem que andar a forçar em pista é o facto de terem que fazer volta de lançamento, duas voltas lançadas, volta de regresso às boxes, troca de pilotos e pneus, volta de regresso à pista e mais duas voltas lançadas, isto tudo num espaço de 20 minutos (Em Spa serão 30 minutos, em Le Mans não usarão este sistema).

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  2. Mais uma complicação... porque não acabar com o modelo já em Spa?

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