domingo, 24 de março de 2013

Arrow Slot levanta o véu... BMW V12 LMR

Tal como anunciado anteriormente e mostrado em Nuremberg, a Arrow Slot continua o desenvolvimento do  sucessor ao seu primogénito, Saleen.


Trata-se de nada mais nada menos do BMW V12 LMR. Um barqueta que em tempos teve representação por parte da Ninco e nos deixou um legado de muito boas memórias num passado recente. As imagens vectoriais anteriormente disponibilizadas mostram o cuidado com o detalhe e pormenorização do modelo. Mas se a linha se mantiver neste fabricante, estaremos perante mais um competidor nato.


Este modelo conta com uma história invejável de sucesso na vida real. Este modelo foi desenvolvido quase de raiz em 1999 logo após o falhanço dos V12 LM em 1998. Mecanicamente pouco fiáveis, e com graves deficiências aerodinâmicas. Após a desistência em Le Mans 98, veio a perceber-se que os LM tinham uma aerodinâmica mal planeada, bem como uma insuficiente refrigeração. Para 1999 a BMW escolheu aliar-se à Schnitzer e competir com os seu técnicos na equipa oficial, desenvolvendo o V12 LMR.


Em 1999 a BMW conseguiu assim iniciar a época com uma vitória em Sebring, embora o carro #1 se tenha desfeito todo num terrível acidente... Para os mais fanáticos aqui fica a transmissão original das mesmas.



O sucesso estava garantido e foi levado a cabo pela agora BMW Schnitzer Motorsport, mas nem sempre facil. Em Maio nas míticas 24h de Le Mans os V12 LMR deixaram boas indicações nos treinos, embora sempre suplantados pelos Toyotas GT One e por um dos Panoz que nesse ano correu. Em prova a história foi a mesma de Sebring. Com apenas dois carros em pista, o BMW conduzido por JJ Lehto com o dorsal 17 despistou-se nas curvas Porsche devido a um regulador de pressão perfurado  já na última hora de prova. Ficaria assim o BMW n.º15 na liderança com o Toyota sobrevivente a ganhar terreno a cada volta. Mas de sorte também são feitos os campeões. Numa altura em que o Toyota ameaçava a liderança um rebentamento de pneu deixa o Toyota de fora na luta pela vitória. O BMW vencia assim com apenas uma volta de diferença para o concorrente mais directo.

Esta edição ficaria mundialmente conhecida pelo Mercedes voador. Muita coisa mudou em Le Mans...

Aqui fica mais uma recordação desse ano...



Voltando à Arrow Slot. Foram agora disponibilizadas imagens do protótipo. E parecem promissoras.... Foi também confirmado que haverá a possibilidade de dispor o motor longitudinalmente. O lançamento desta barqueta está previsto para o final do segundo trimestre deste ano. Até lá aguenta coração...

Sem comentários:

Enviar um comentário