segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Entrevista de Campeões - Andres Vilariño Esnaola


Símbolo incontornável do desporto automobilístico da cidade de Braga, ícone do Campeonato Nacional e Europeu de Montanha, a Rampa da Falperra. É certo que a modalidade em questão talvez não seja das mais populares. Por um lado há e haverá sempre o factor económico que impede as organizações de divulgarem os eventos, por outro são provas de duração relativamente prolongada, mas cujo "sumo" (leia-se espectáculo  depois de bem espremido se resumo a um par de horas. No entanto e apesar da interrupção a que foi sujeita, a nossa Rampa, continua a trazer centenas de pilotos avidos de curvas difíceis e rectas estreitas, bem como, centenas de milhar (sim está a ler bem) aficionados para um fim de semana de convívio e competição. E foi esse convívio, que ao contrário de outras modalidades mais eclécticas  se dá não só entre aficionados que ali se encontram, mas também entre pilotos, máquinas e aficionados, que cheguei a esta entrevista. Tudo num ambiente tranquilo bem delineado e com condições todos os anos melhoradas. Foi na 32ª Rampa da Falperra, exactamente num desses momentos de convívio que travei amizade com Andres Vilariño, sob pretexto de ter o meu Lola da Powerslot autografado. Andres (se me permite o à vontade) foi 5 vezes vencedor da Rampa da Falperra (1989,1990, 1991,1992 e 2011), 4 vezes campeão de Espanha e da Europa de Montanha e vencedor de um Troféu FIA Montanha. Impressionante. Mas o que faz deste piloto o mais popular em Braga e arredores? Afinal Mauro Nesti foi penta-vencedor logo antes de Andres, Franz Tshager venceu as três ultimas edições antes do interregno de 2001. Verdadeiramente extraordinário é de facto conhecer Andres no seu meio favorito, em prova. Senhor de uma simpatia e simplicidade enorme, sempre humilde e sempre bem disposto, sempre que solicitado não recusa uma foto, autografo ou simplesmente 2 dedos de conversa. Agora com a já habituais redes sociais, como o Facebook, Andres não recusa a hipótese a qualquer aficionado de se juntar a ele e à sua diária partilha de experiências  pensamentos e desabafos pessoais ou técnicas. E ao fim de mais de 2 décadas continua a visitar a nossa Rampa, e a nossa cidade sempre que para tal tem oportunidade.



Ora e a oportunidade faz o ladrão. Na sua mais recente visita a Braga fomos ao encontro de Andres e a sua filha Angela, ao circuito Vasco Sameiro, onde ambos estavam a frequentar uma primeira parte dum curso de drift leccionado pela Comval Racing. Em 2011 Andres venceu a Rampa com a sua Norma M20, que tem vindo a evoluir ao longo dos anos, mas em 2012 não conseguiu melhor que um 5º lugar na geral frente aos poderosos Osella. Aliás a época de 2012 foi feita de alto e baixos com a Norma a padecer de problemas de juventude, aqui e ali, um pouco por toda a época. Já no Verão de 2012, Andres recebeu um pack de actualização da barqueta que incluía  entre outros, novo motor, nova caixa, nova aerodinâmica  Desde então Andres tem vindo a preparar a época de 2013, ora no circuito, ora na fábrica. No entanto o destino tem destas coisas, e quis 2013 que o Campeonato Espanhol de Montanha fosse limitado a sport protótipos até 2000cc. Tendo a Norma um motor de 3000cc Andres vê-se perante um dilema. Ou correr com a Norma no Campeonato Europeu de Montanha, ou arrumar a Norma, alugar uma equipa e correr com uma categoria inferior no Campeonato Espanhol. Esta última opção à altura desta entrevista era a que estaria a ser ponderada mais seriamente. Daí fazer todo o sentido um curso de drift para preparação na nova época que se antevia a bordo de um Porsche 997 GT3 de 2008. Vamos então conhecer um pouco mais Andres e o seu carisma muito pessoal.



Andres o Chefe de Familia
  
P.: Começamos por tentar conhecer Andres como o chefe de família que é, certo? És tu o chefe de família lá em casa? Em que medida a competição te complicou ou trouxe constrangimentos à vida familiar?

A.V.: Sim sim sou o chefe de família (risos). A competição nunca me trouxe qualquer complicação, e a familia... a família sempre me trouxe alegrias. Somos uma familia muito unida. Temos uma aficção comum. A minha esposa sempre nos guiou e ajudou muito, graças a Deus sempre tivemos muita saúde e nenhuma queixa.

P.: Aproveitando a deixa, vou agora fazer-te uma pergunta que me deixa deveras curioso. Se se encontrassem os três, tu, a tua filha e o teu filho num circuito com as mesmas viaturas para competir, quem achas que ganharia?

A.V.: Com muita diferença seria Anders. É um jovem que esteve às portas da Formula 1, sabe muito, e aprendeu imenso, o que me deixa muito orgulhoso. Tenho muita experiência sim e consigo bons resultados, mas o Ander está um nível acima. Foi Campeão da Europa de Montanha, de NASCAR, Formula 3 espanhola, ele nasceu com um volante na mão.


P.: Por falar em Anders, a sua carreira está imparavel... Continua a vencer em tudo o que corre.

A.V.: Tem sido sempre a subir, sempre a ganhar. O problema com a Formula 1 foram os apoios que nos pediram são simplesmente impossíveis. Acredito que sendo consciente e sérios nós somos uma familia com 43 anos de competição. O segredo é nunca gastar mais do que o que se tem. É preciso ser muito prudente com os gastos. Há muita gente jovem que podia estar em escalões ou equipas melhores, mas temos de ser conscientes e não acabar uma nave antes do tempo ou equivocadamente. Nós temos a sorte de competir pelos nossos próprios meios sem dependermos de terceiros. Ander podia estar na Formula 1 pelo seu palmarés, é verdade. Que teve essa porta aberta a certo ponto, sim é verdade. Que não havia dinheiro para inscrever na Formula, sim verdade. Úm piloto que no seu país foi campeão de Formula Renault, Formula 3, conseguiu 8 pódios na World Series by Nissan seria um piloto que tem tudo para competir na Formula 1. Mas a verdade é que Espanha colocou todo o esforço financeiro num piloto e acertadamente, Fernando Alonso, e nada mais. Não espaço para mais. ( Nesta fase concluímos que em Portugal também temos alguns exemplos semelhantes  discutimos as situações até que Andres conclui ) A Formula 1 é como a selecção de futebol para ir jogar a Marte. 22 futebolistas e para entrarem na equipa têm de pagar por cima. E se não são eles é alguém por eles.

P.: Daquilo que fui conhecendo és um romântico incurável. Há algum carro com que tenhas corrido, ou que tenhas tido que te tenha paixonado e arrebatado?

A.V.:  Não, não há nenhum especial. Não há nenhum que me apaixone particularmente. Adoro Ferraris como toda a gente.

P.: Slotcars. O que te dizem? Já praticaste?

A.V.: Sim sei o que são, mas nunca pratiquei, nunca experimentei.

P.: Como se processou o projecto da Powerslot de representar o teu Lola? Contactaram-te? Estiveste envolvido no processo?

A.V.: Não me lembro bem mas não me recordo de ninguém me contactar. 



Andres el piloto

P.: Nos últimos 43 anos de carreira, nunca abrandaste um bocadinho. Sempre competiste a alta velcidade e por lá te mantiveste, nunca abrandaste. O que leva ao fim de tantos anos a manter-te na velocidade?

A.V.: A velocidade é uma paixão que herdei do meu pai. Comecei com 16 anos como co-piloto. Não sei explicar porquê, simplesmente é a minha paixão que move. E ainda agora como podes ver aqui continuo a aprender coisas novas como o drift. Agora com mais tempo livre consigo gozar melhor a competição e a companhia.

P.: Na tua primeira corrida o que mais te marcou? A Pista? O carro? E na tua primeira vitória, o que ficou na tua memória?

A.V.: Foi numa subida em San Sebastian com um Simca, perante muitos formula, correu-me muito mal e consegui sacar 9 segundos ao segundo lugar de Turismos. Foi uma corrida maravilhosa.

P.: Como ves a actualidade do automibilismo? O que nos está a faltar em relação à epoca de ouro (70's, 80's...) na tua opinião? Será a crise? Os jogos de poder?

A.V.: Eu acho que no automobilismo está a fazer falta um campeonato a nível internacional e a nível nacional, com carros baratos para que todos possam competir. Um Campeonato em Portugal, outro em Espanha com Turismos Grupo N, não sendo mono marca, com celindradas até 2000cc ou 3000cc. Que todos os campeões nacionais se encontrem num campeonato europeu. Isto de modo a que os jovens tenham hipotese de lutar por um futuro alternativo ao sonho dos Formula 1. Acho que falta ao automobilismo ser visto com o andebol ou basquetebol, ou seja perde-se em muitos campeonatos e competições.  Deveria haver campeonatos nacionais, com carros de rua, para que as marcas se interessem pela promoção e que houvesse cobertura televisiva.

P.: Este novo projecto do Porsche... Vejo que o deixaste em casa, ou ainda vem a caminho?

A.V.: O Porsche ficou em casa e em principio correrei com a Norma. O Porsche não me permite ser competitivo, principalmente contra o Audi DTM (da equipa Fombona). Vou correr com a Norma



Como é possível constatar, apesar de Andres Vilariño ter sempre os pés bem assentes no chão, a vida reserva-lhe muitas surpresas. Num Inverno em que equacionou várias hipóteses para a sua temporada desportiva de 2013, Andres estava até há bem pouco tempo convencido que a hipótese de correr com o Porsche 997 GT3 de 2008 seria a mais viável. No entanto no decurso da nossa entrevista Andres manteve-se em contacto com responsáveis da Norma, e dias depois viria a confirmar dois factos que alteravam novamente o panorama, para nós, para melhor. Andres irá correr com a Norma na presente época e estará bastante inclinado a aceitar uma participação no Campeonato Nacional de Montanha, onde a sua viatura é autorizada.



Para a história ficam também dois curtos vídeos da experiência de Andres e Angela Vilariño no curso de drift da Comval




Duas notas finais que importam realçar. 

A Rampa da Falperra e a sua realização implicam um esforço logístico considerável quer para organizadores, quer para participantes, nomeadamente estrangeiros. A fama e glória que detém nos dias de hoje advém de muito esforço e trabalho de ambos os intervenientes mencionados. A cota parte maior pertence aos aficionados. Eles sim fazem toda a festa e todo o esforço ser recompensado. No entanto existem regras de segurança, que na sua essência pretendem não só proteger organização e pilotos como acima de tudo os fãs mais fervorosos. No passado tivemos exemplos muito maus do que pode acontecer quando as regras não são cumpridas. Pessoas ficaram feridas ou perderam mesmo a vida, estragando a festa para toda a gente. Por favor se quer continua a ver campeões como Andres Vilariño na Falperra CUMPRA AS REGRAS DE SEGURANÇA - ASSISTA AO ESPECTÁCULO NAS ZONAS APROPRIADAS PARA TAL. Não há nada mais ingrato que ver nas noticias a Rampa, não pela festa que é mas porque alguém lá perdeu a vida ou se feriu com gravidade.

Um enorme abraço aqui fica para o meu amigo Andres Vilarino. Sem dúvida o campeão de Braga. Onde quer que vá na nossa cidade é reconhecidissimo. E a sua simpatia e acessibilidade são algo por demais. Uma pessoa muito genuina, sincera e honesta com todos, mesmo com o mais distante fã. Um grande MUITO OBRIGADO. Vemo-nos em breve!

2 comentários:

  1. Obrigado Mestre.

    Mais virão com certeza, e espero com todos fazer o que fiz com Vilariño. Homenagear e dar a conhecer ao mesmo tempo.

    Abraços!

    ResponderEliminar